Carregando
Radiologia
Voltar

Babesiose: o que é, sintomas e tratamento

Profissional Lapavet
30/01/2023

Conhecida como doença do carrapato, a babesiose é causada pelos protozoários Babesia canis e Babesia gibsoni, carrapatos marrons transmitidos quando entram em contato com o sangue de um cão. Uma vez instalada, a babesiose invade os glóbulos vermelhos e os destrói à medida que se reproduz no interior. 

Uma vez que o sangue já contaminado se espalhou no corpo do animal, a infecção se torna quase invisível. Dentro do período de 10 a 14 dias, esses hemoparasitas desaparecem do sangue dos cães. Isso dá a ilusão de alívio ou um falso exame clínico. Quando elas voltam a aparecer, iniciam o segundo estágio da infecção, o qual é mais intenso e pronto para atendimento.

Principais sintomas

A babesiose geralmente não apresenta sintomas imediatos. O que pode ajudar a identificar a doença, são os sinais que se desenvolvem após a atividade física, como cansaço ou diminuição da atividade devido à infecção.

Durante o segundo estágio da infecção, os cães tendem a desenvolver alguns distúrbios relacionados à saúde do sangue. Alguns sinais incluem mucosas amareladas ou pálidas, fraqueza, perda de apetite e abdômen inchado.

Outros sintomas causados ??pela infecção incluem febre moderada a alta, urina escura e depressão extrema.

Causa

Mas é importante lembrar que nem todos os carrapatos possuem Babesia. Isso dependerá se o carrapato está contaminado ou não pelo protozoário. Quem é portador do vírus pode transmitir o vírus pelas glândulas salivares ao entrar em contato com o sangue do animal.

Diagnóstico 

O diagnóstico pode ser feito por hemograma, visualizando a Babesia sp dentro das hemácias. Porém, nem sempre é possível. Neste caso, pode-se lançar mão de outros testes como: PCR e testes sorológicos. Estes testes podem complementar o diagnóstico desta enfermidade.

Consiste no uso de medicamentos prescritos e administrados por um veterinário para acabar com a infecção causada pela babesiose.

Tratamento 

Consiste no uso de medicamentos prescritos e administrados por um veterinário para acabar com a infecção causada pela babesiose. Também será necessário corrigir problemas causados ??pela infecção, que podem incluir suporte alimentar, fluidoterapia (soro intravenoso), entre outras formas de tratamento de suporte.

Como prevenir

O melhor método de prevenção da infecção é o controle dos carrapatos, que pode ser feito com carrapaticidas ou coleiras que contenham uma substância e higiene do local do animal.

Se você usar produtos de controle de carrapatos no ambiente, certifique-se de remover cães e gatos da área por várias horas para evitar envenenamento. Em pisos frios, pode-se recorrer a uma "vassoura de fogo".

Por fim, reserve um momento da escovação para verificar se há carrapatos presos na pele do cachorro, principalmente após passeios. O carrapato responsável pela transmissão nem sempre permanece no animal por muito tempo, por isso mesmo as pessoas mais cuidadosas podem não vê-lo. Por isso, é importante monitorar os sintomas e sempre consultar um veterinário.

Este artigo foi útil para você? Então fique ligado no blog e nas redes sociais do Lapavet para mais conteúdos assim!

 #blog  #lapavet #cuidadoanimal #babesiose #caes #saudecanina

Já estamos em Novo Endereço: Avenida Lino Jardim, 250 – Vila Bastos – Santo André/SP

Compartilhe nas redes:

Conheça o
Espaço do Veterinário

  • Espaço especializado para o veterinário.
  • Materiais técnicos, conteúdo útil, didático e especializado.
  • Documentos e dicas de diversos assuntos para auxiliar a comunidade veterinária.

Conteúdos Relacionados

Informativo
Maio Amarelo: Protegendo os Rins dos Nossos Fiéis Companheiros
Maio Amarelo: Protegendo os Rins dos Nossos Fiéis Companheiros
29/05/2024
Radiologia
Ultrassom Veterinário em Santo André: Compreendendo e Cuidando da Saúde do seu Pet
Ultrassom Veterinário em Santo André: Compreendendo e Cuidando da Saúde do seu Pet
21/02/2024
Informativo
CULTURA FÚNGICA: Desvendando os Detalhes Essenciais no Lapavet
CULTURA FÚNGICA: Desvendando os Detalhes Essenciais no Lapavet
19/02/2024
Espaço do Veterinário

Temos um espaço pensado especialmente para você, médico veterinário!

  • Espaço especializado para o veterinário.
  • Materiais técnicos, conteúdo útil, didático e especializado.
  • Documentos e dicas de diversos assuntos para auxiliar a comunidade veterinária.
Desenvolvido por Lands Agência
Copyright © Lapavet 2024. Todos os direitos reservados.
Formulário enviado com sucesso !