Época de Copa do Mundo é sempre sinônimo de muita alegria e festa, porém para os animais de estimação, eles representam medo e muito estresse. Isso porque, cães e gatos possuem uma audição mais aguçada que a dor humanos e, consequentemente, são mais sensíveis ao barulho.
Os tutores podem ajudar a acalmar os pets com truques simples, como, por exemplo, colocar algodão nos ouvidos de seus bichos para abafar os fogos de artifícios. Outros procedimentos a serem adotados para ajudar a diminuir o estresse deles:
• Nunca deixe o seu pet sozinho em casa, mesmo que ele esteja preso. Cães podem tentar fugir, se perder ou até mesmo se machucar mastigando, ou engasgando com as guias. Evite acorrentá-los, pois assim eles poderão enforcar-se.
• Aja normalmente durante a queima de fogos para transmitir segurança.• Feche as portas e janelas para mantê-los em segurança, bem como uma iluminação suave.
• Ligue a televisão, celular ou rádio para distraí-los e vá aumentando o volume gradativamente antes da queima de fogos.
• Evite deixar muitos cães juntos, pois o barulho pode provocar uma briga violenta.
Gatos e Pássaros
A dica do tufo de algodão pode não funcionar para os gatos, já que o animal pode retirar o material com as patas. Nesse caso, os tutores devem evitar que os gatos saiam nesses dias de solta de fogos de artifício, porque podem não conseguir voltar.
Já para os pássaros, recomendamos que o dono coloque a gaiola em um quarto fechado e cubra-a com um pano até o barulho passar.
Agora com todas essas dicas, é só aproveitar a Copa do Mundo com o seu pet!
Este artigo foi útil para você? Então fique ligado no blog e nas redes sociais do Lapavet para mais conteúdos assim!
#blog #lapavet #cachorro #copadomundo #fogosdeartificio #cuidadosanimais #animaisdeestimação #bemestaranimal
Já estamos em Novo Endereço: Avenida Lino Jardim, 250 – Vila Bastos – Santo André/SP