Carregando
Radiologia
Voltar

Raio X do Tórax

Profissional Lapavet
14/02/2023

Quando se trata de raios-X, perguntas como "Posso ficar na sala enquanto o exame é feito?", "Quanto tempo dura?", e "Meu cachorro vai sentir dor?" são algumas das principais dúvidas em torno do exame e, certamente, já devem ter passado pela sua cabeça também.

Entre os diversos avanços tecnológicos, o raio-X tem se tornado cada vez mais valioso para as clínicas veterinárias, pois é relativamente mais barato, não invasivo e fornece diagnósticos precisos de fraturas e lesões internas. No entanto, é importante lembrar que somente um médico veterinário pode solicitar um exame de radiografia para o seu animal de estimação.

Entendendo o exame 

Imagine um raio-x como uma janela para o mundo interior do seu animal de estimação. Através desse exame, os médicos veterinários podem explorar o corpo do seu pet como se estivessem dando uma volta por dentro dele. Com mais de 30 anos de uso no diagnóstico veterinário, o exame radiográfico é uma ferramenta valiosa para detectar problemas ósseos, como fraturas ou lesões, e também para avaliar estruturas internas, como o tórax, o abdômen e as articulações. 

O equipamento utilizado é semelhante a uma grande máquina fotográfica, que emite uma luz invisível de altíssima energia para captar as imagens. Os ossos são os únicos obstáculos para essa luz, aparecendo como áreas escuras nas imagens, revelando possíveis problemas. Com o exame radiográfico, é possível obter uma visão completa e detalhada das estruturas internas do seu animal de estimação, garantindo o melhor tratamento possível.

Solicitando o exame de raio-x 

Com exceção do exame de displasia coxofemoral em cães, nenhum tutor pode pedir por exames de raio-x para seu pet. Essa é a função exclusiva dos médicos veterinários. No entanto, o tutor pode ajudar na saúde de seu animal.

Durante o exame: emocional do paciente 

A condição clínica e o temperamento do paciente são dois fatores que determinam como o exame é feito e sua duração. Um animal agitado ou de temperamento agressivo requer cuidados especiais de contenção e, em alguns casos, é necessário usar anestesia. Aqui no Lapavet, o paciente é quem dita o ritmo do procedimento. Isso porque um paciente calmo possibilita que o exame seja feito com rapidez e ainda garante a qualidade das imagens.

O proprietário pode ficar na sala?

Sim, o tutor pode acompanhar o seu pet durante o exame. Muitos animais se sentem seguros quando o proprietário está por perto. A decisão de quem vai conter o animal na mesa de exame — seja o radiologista, o auxiliar ou o tutor — é tomada no momento do exame, pois vai depender do temperamento do animal.O proprietário também participa do exame fornecendo aos radiologistas informações adicionais sobre o estado do seu animal.  

Duração do exame

Animais calmos a radiografias costumam levar cerca de 15 minutos. Já pacientes agressivos, agitados, tensos ou exame de várias regiões demandam um pouco mais.

E quanto ao resultado?

Aqui no Lapavet o exame sai em média no mesmo dia. A obtenção, edição das imagens radiográficas e o laudo são elaborados após o exame. Enviados via e-mail, ao tutor e veterinário solicitante, e disponibilizados no site.

Aproveite e saiba quais são as plantas tóxicas para o seu pet: https://lapavet.com.br/blog/2022/10/plantas-toxicas-para-o-seu-cao-saiba-quais-sao/

Compartilhe nas redes:

Conheça o
Espaço do Veterinário

  • Espaço especializado para o veterinário.
  • Materiais técnicos, conteúdo útil, didático e especializado.
  • Documentos e dicas de diversos assuntos para auxiliar a comunidade veterinária.

Conteúdos Relacionados

Informativo
Maio Amarelo: Protegendo os Rins dos Nossos Fiéis Companheiros
Maio Amarelo: Protegendo os Rins dos Nossos Fiéis Companheiros
29/05/2024
Radiologia
Ultrassom Veterinário em Santo André: Compreendendo e Cuidando da Saúde do seu Pet
Ultrassom Veterinário em Santo André: Compreendendo e Cuidando da Saúde do seu Pet
21/02/2024
Informativo
CULTURA FÚNGICA: Desvendando os Detalhes Essenciais no Lapavet
CULTURA FÚNGICA: Desvendando os Detalhes Essenciais no Lapavet
19/02/2024
Espaço do Veterinário

Temos um espaço pensado especialmente para você, médico veterinário!

  • Espaço especializado para o veterinário.
  • Materiais técnicos, conteúdo útil, didático e especializado.
  • Documentos e dicas de diversos assuntos para auxiliar a comunidade veterinária.
Desenvolvido por Lands Agência
Copyright © Lapavet 2024. Todos os direitos reservados.
Formulário enviado com sucesso !