Apesar de não ser muito falado, o câncer de próstata em cachorro é uma condição grave para eles, representando um risco para a saúde e para a qualidade de vida dos animais.
Características gerais do câncer de próstata em cães
Por ser uma doença que muito se assemelha à que atinge os homens, no cão essa patologia se determina pelo aumento próstata, responsável pela produção de parte do líquido que nutre e transporta os espermatozoides na ejaculação.
Sintomas
A doença pode ser identificada a partir dos sinais clínicos e da realização de exames de imagem e laboratoriais para confirmação do diagnóstico. Na suspeita, o médico-veterinário realizará o exame de toque para avaliar se há aumento da glândula, e partir daí, solicitar os exames específicos.
Tratamento
Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento do câncer do cachorro tem mais chances de sucesso. No que lhe concerne, leva ao diagnóstico tardio, culminando em maior incidência de óbito. E quando o diagnóstico é feito tardiamente, as chances de cura são bastante reduzidas, uma vez que o animal estará em fase final da doença. Durante a consulta, o médico veterinário poderá fazer o toque retal e solicitar exames como: raio-X; ultrassom abdominal, exames séricos (exame de sangue), exames de urina. Esses exames devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano em cães machos adultos e idosos castrados.
Como prevenir?
Além do acompanhamento veterinário, uma maneira de prevenir o câncer de próstata em cachorro é a castração. Isso porque, embora cães castradas possam ter a doença, estudos mostram que o procedimento consegue diminuir a ocorrência da doença.
Este artigo foi útil para você? Então fique ligado no blog e nas redes sociais do Lapavet para mais conteúdos assim!
#blog #lapavet #cachorro #novembroazul #cancerdeprostata #cuidadosanimais #animaisdeestimação #bemestaranimal
Já estamos em Novo Endereço: Avenida Lino Jardim, 250 – Vila Bastos – Santo André/SP