Câncer de próstata

18/11/2022

Apesar de não ser muito falado, o câncer de próstata em cachorro é uma condição grave para eles, representando um risco para a saúde e para a qualidade de vida dos animais.

Características gerais do câncer de próstata em cães

Por ser uma doença que muito se assemelha à que atinge os homens, no cão essa patologia se determina pelo aumento próstata, responsável pela produção de parte do líquido que nutre e transporta os espermatozoides na ejaculação.

Sintomas

A doença pode ser identificada a partir dos sinais clínicos e da realização de exames de imagem e laboratoriais para confirmação do diagnóstico. Na suspeita, o médico-veterinário realizará o exame de toque para avaliar se há aumento da glândula, e partir daí, solicitar os exames específicos.

Tratamento

Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento do câncer do cachorro tem mais chances de sucesso. No que lhe concerne, leva ao diagnóstico tardio, culminando em maior incidência de óbito.  E quando o diagnóstico é feito tardiamente, as chances de cura são bastante reduzidas, uma vez que o animal estará em fase final da doença. Durante a consulta, o médico veterinário poderá fazer o toque retal e solicitar exames como:    raio-X;    ultrassom abdominal,    exames séricos (exame de sangue),    exames de urina. Esses exames devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano em cães machos adultos e idosos castrados.

Como prevenir?

Além do acompanhamento veterinário, uma maneira de prevenir o câncer de próstata em cachorro é a castração. Isso porque, embora cães castradas possam ter a doença, estudos mostram que o procedimento consegue diminuir a ocorrência da doença.

Este artigo foi útil para você? Então fique ligado no blog e nas redes sociais do Lapavet para mais conteúdos assim!

#blog  #lapavet #cachorro #novembroazul #cancerdeprostata #cuidadosanimais #animaisdeestimação #bemestaranimal

Já estamos em Novo Endereço: Avenida Lino Jardim, 250 – Vila Bastos – Santo André/SP

Desvendando o Mielograma: Uma Janela para a Saúde Óssea dos Nossos Pets
05/02/2024
Patologia
Desvendando a Pseudociese em Animais: Diagnóstico, Importância e Prevenção!
31/01/2024
A Importância do Diagnóstico da Pseudociese